No início de novembro do ano passado recebi um convite de um grande amigo meu Khyquer Ronaldy para experimentar o Coaching. Resolvi aceitar a oferta.
Para quem não conhece o termo, aqui esta a definição sobre o que é Couching, segundo o site da Academia Brasileira de Couching:
Coaching é:
- A ponte de ligação entre o estado atual e o estado desejado;
- A arte de potencializar o poder pessoal de cada um;
- É o processo de evocar excelência nas pessoas;
- Desenvolvimento humano e organizacional;
- Autoconhecimento, consciência e transformação;
- Planejamento, direcionamento e alinhamento para o sucesso.
É uma parceria entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente) visando a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem estar e o aprimoramento da qualidade de vida do Cliente.
Coaching é um processo que envolve o diálogo entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente), com objetivo de conduzir o cliente a encontrar maior satisfação em sua vida pessoal e profissional. Isso é atingido com procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente atinja uma determinada meta ou objetivo.
As sessões duraram até fevereiro deste ano. Fiz muitos exercícios, a cada sessão uma nova descoberta, fiquei realmente impressionada com cada descoberta sobre o eu sou capaz de fazer, descobri potenciais que eu nem fazia ideia que eu tinha. Juntos eu e o meu Coach trabalhamos muito meus pontos fracos, aliás quero aproveitar para agradece-ló por sua paciência, dedicação e principalmente por acreditar que tudo daria certo no final.
O processo realmente me ajudou bastante, a minha forma de me relacionar com as pessoas melhorou 70% (os outros 30% depende da outra pessoa), eu tinha uma noção de onde queria chegar mas nunca havia parado para pensar no caminho e durante o processo pude trabalhar isso, converso mais, interajo muito mais e me sinto mais leve e capaz de realmente atingir todos os objetivos que tracei.
O aprendizado não para quando as sessões terminam, é um eterno aprendizado a cada dia um novo degrau, um aprendizado a mais. É preciso continuar colocando em prática tudo que você aprendeu durante o processo. Sinceramente acho que todo mundo deveria passar pelo processo de Coaching um dia.