Bom Dia!
Faz um bom tempo que não posto aqui no blog, mas existe um motivo para minha ausência. Eu estava de férias da universidade e resolvi tirar umas férias da internet também e estava com problemas na rede elétrica da minha casa.
No mês passado eu ganhei uma viagem para ir conhecer Asunción no Paraguai. Foi a primeira vez que sai do Brasil e foi a primeira vez que senti tanto frio em toda a minha vida. O mais engraçado é que além de Buenos Dias, Buenas Noches e Gracias eu não falo mais nada em Espanhol, ri muitoooo durante a viagem, a minha cabeça deu voltas com o idioma, uma hora eu falava português, na outra eu arriscava algo em espanhol e uma vez por outra sai umas palavras em inglês.
A cidade de Nossa Senhora Santa Maria da Assunção ou simplesmente Asunción é a capital e a maior cidade da República do Paraguai. è uma cidade muito calma, não lembra nem de longe o centro do Recife, tem um povo sorridente e alegre.
Fiquei hospedada em uma casa de família, nas imagens abaixo tem alguns detalhes da casa:
Asunción é uma cidade de ruas limpas (não há lixeiras nas ruas MAS também não há lixo no chão!) e poucas pessoas andando pelas ruas:
Algumas ruas de Asunción usam este tipo de calçamento, ótimo por sinal para mulheres que andam de salto alto:
Nas fotos abaixo a Universidad Americana:
Cidade de gente bonita e de cabelos BONS:
Mas os paraguaios também tem seus costumes e alguns até me renderam uma saia justa. Os paraguaios adoram chá, no supermercado tem uma seção enorme com todos os tipos de chá (voltei para casa com 3 caixas na mala!), na casa da família onde fiquei hospedada cada um tinha a sua própria garrafa térmica. E aliás, os paraguaios não costumam levar bolsa quando vão fazer compras no supermercado, descobri isso quando percebi que estava sendo seguida dentro do supermercado, comentei com uma pessoa e ela me disse que era por causa da bolsa, isso realmente me incomodou.
No trânsito, o uso do cinto de segurança não é obrigatório, em algumas ruas há sinal de trânsito mas nas outras os motoristas fazem o que querem, eu vi cada coisa que renderia uma multa aqui no Brasil.
Eu vou confessar que além do chá eu não provei nada da culinária deles! Em todos os dias em que fiquei por lá eu almocei no restaurante brasileiro que fica na Calle Palma (Rua da Palma) uma das principais avenidas para o comércio e turismo de Asunción:
Definitivamente Asunción, durante o inverno, é um lugar para se conhecer a dois, sabe aquela coisa de andar de mãos dadas pelas ruas geladas, jantar e almoçar a dois e dormir agarradinho! :)
Não sei bem ao certo, mas acho que devo voltar lá e breve. Espero conhecer Asunción sobre o ângulo do verão com temperaturas próxima aos 45°.
Outros posts relacionados: