09 setembro 2013

Coaching

    No início de novembro do ano passado recebi um convite de um grande amigo meu Khyquer Ronaldy para experimentar o Coaching. Resolvi aceitar a oferta.

    Para quem não conhece o termo, aqui esta a definição sobre o que é Couching, segundo o site da Academia Brasileira de Couching:

Coaching é:

  • A ponte de ligação entre o estado atual e o estado desejado;
  • A arte de potencializar o poder pessoal de cada um;
  • É o processo de evocar excelência nas pessoas;
  • Desenvolvimento humano e organizacional;
  • Autoconhecimento, consciência e transformação;
  • Planejamento, direcionamento e alinhamento para o sucesso.

É uma parceria entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente) visando a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem estar e o aprimoramento da qualidade de vida do Cliente.

Coaching é um processo que envolve o diálogo entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente), com objetivo de conduzir o cliente a encontrar maior satisfação em sua vida pessoal e profissional. Isso é atingido com procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente atinja uma determinada meta ou objetivo.

    As sessões duraram até fevereiro deste ano. Fiz muitos exercícios, a cada sessão uma nova descoberta, fiquei realmente impressionada com cada descoberta sobre o eu sou capaz de fazer, descobri potenciais que eu nem fazia ideia que eu tinha. Juntos eu e o meu Coach trabalhamos muito meus pontos fracos, aliás quero aproveitar para agradece-ló por sua paciência, dedicação e principalmente por acreditar que tudo daria certo no final.

    O processo realmente me ajudou bastante, a minha forma de me relacionar com as pessoas melhorou 70% (os outros 30% depende da outra pessoa), eu tinha uma noção de onde queria chegar mas nunca havia parado para pensar no caminho e durante o processo pude trabalhar isso, converso mais, interajo muito mais e me sinto mais leve e capaz de realmente atingir todos os objetivos que tracei.

    O aprendizado não para quando as sessões terminam, é um eterno aprendizado a cada dia um novo degrau, um aprendizado a mais. É preciso continuar colocando em prática tudo que você aprendeu durante o processo. Sinceramente acho que todo mundo deveria passar pelo processo de Coaching um dia.