26 fevereiro 2011

Doce de Jaca

DSC02001

        Uma das minhas frutas preferidas é a Jaca,  se deixar sou capaz de comer uma de tamanho médio SOZINHA!!

       Na semana passada a minha mãe ganhou uma jaca de uma das alunas dela, porém o sabor não estava muito bom, então resolvi fazer um doce com ela. Liguei para minha avó e pedi a receita.

        A receita é bem simples e a forma de preparar não exige nenhuma técnica “mirabolante”, apenas uma capacidade de observação, por causa da calda, como a minha avó não sabia me dizer o tempo certo que o doce fica no fogo, ela já fez esse doce tantas vezes que faz isso no “tato”, então tive que prestar atenção para perder o ponto.

DSC02002

DSC02005

Receita:

  • 1 kg de gomos de jaca
  • 1/2 de açúcar
  • 200 ml de água

Preparo:

DSC01998

       Antes de tudo, retire os caroços dos gomos, você pode jogar fora se quiser, eu particularmente tenho uma outra finalidade para eles e conto para vocês no final deste post.

       Numa panela, misture a água e o açúcar, leve ao fogo e mexa um pouco. Acrescente a jaca e deixe ferver, até formar uma calda mais espessa (parecido com a consistência do mel), porém um pouco rala. Como eu já disse antes minha avó não sabia me dizer o tempo exato que deve deixar o doce no fogo, por isso preste atenção ao ponto da calda.

       Retire do fogo e espere esfriar por uns cinco minutos antes de transferir para um recipiente. Obs.: Depois de frio a calda engrossa ainda mais, por isso não deixe-a ficar grossa.

    Na primeira vez que eu fiz, errei o ponto da calda, deixei ela ficar mais “douradinha” e consequentemente mais grossa e quando esfriou ficou mais grossa ainda, por isso é importante prestar atenção ao ponto da calda. Eu já aprendi a lição!!

   Os caroços que foram retirados dos gomos eu geralmente cozinho todos eles. Minha mãe costuma dizer que eles ajudam a combater a anemia. O preparo é bem fácil:

    Numa panela coloque todos os caroços retirados dos gomos da jaca, uma colher de sopa de sal e 200 ml de água. Deixe cozinhar por mais ou menos 2 horas ou até que você consiga espetar um garfo, repondo sempre a água quando secar. Como você vai repor várias vezes a água, talvez seja necessário colocar um pouquinho mais de sal, mas isso fica a seu critério, eu coloco mais.

      Depois que estiver cozinhado, escorra a água e deixe esfriar por uns cinco minutos. Depois de frio retire a casca, a textura dentro é parecida com uma massa e é de cor branca. Daí é só comer!