22 janeiro 2013

Esterilização de Cães

cão 1

      Assim que adotei meu cachorro, no início deste ano, já tinha em mente que precisa tratar da esterilização dele. Apesar de ser macho, quis evitar problemas de comportamento e de saúde desde cedo e por isso procurei informações sobre o assunto.

      Tanto em seu livro “O Encantador de Cães” como em seu programa, que leva o mesmo nome do livro, Cesar Millan recomenda a esterilização do animal a partir dos sete meses de vida. Completei a minha pesquisa com mais alguns artigos que encontrei na internet (como por exemplo este aqui) e me decidi por fazer a cirurgia.

       A cirurgia durou cerca de 20 minutos. Quinze minutos após o término da cirurgia eu já estava voltando pra casa com o meu cachorro. O pós-operatório também foi bem rápido.

     Nada mudou em relação a disposição do cachorro para atividades esportivas, brincadeiras, traquinagens. Li em vários artigos sobre o efeito colateral do aumento de peso, mas como meu cachorro pratica atividades físicas regularmente e tem uma dieta bem controlada, não houve alterações, após dois meses da cirurgia ele ganhou apenas 1,5kg, surpreendendo até o veterinário.

        Para quem quer esterilizar seus animais, aí vai uma ótima dica (para quem mora em Recife ou região metropolitana) o CCNA- Centro de Controle de Natalidade Animal, eles cobram um preço de R$ 50 - gato e R$ 70 - cachorro ( fêmea ou macho). O endereço é: Rua Real da Torre – Bairro: Madalena. O número para contato é o 3445-9204. A operação é rápida e a recuperação também.

       Para quem mora em outras regiões, o site PET VALE criou uma página com uma lista de lugares onde você pode levar seu cão/gato para ser esterilizado, basta clicar sobre o estado no desenho do mapa do Brasil e o site exibe a lista.